NOTÍCIAS

Você já ouviu falar da “tendinite do tenista”?

Página Inicial > Notícias

Dor e sensibilidade no cotovelo (na parte mais externa), com irradiação para os músculos, piora da dor diante de movimentos simples como abrir uma porta ou pentear o cabelo e redução da força no braço ou no punho, muitas vezes dificultando segurar objetos simples como um copo de vidro. Estes são os principais sintomas da epicondilite lateral, popularmente conhecida como tendinite do tenista.

“Embora a tendinite do tenista tenha este nome, ela pode acometer qualquer pessoa, atleta ou não. Ela é uma doença laboral, ou seja, acomete trabalhadores de ocupações específicas, como atletas que utilizam tacos e raquetes, carpinteiros, trabalhadores que lidam direto com máquinas e aqueles que digitam em excesso”, explica o ortopedista Thomaz Antônio Tonelli, da COT – Clínica Ortopédica Tatuapé.

Segundo ele, a tendinite do tenista é a principal causa de dor na região do cotovelo, caracterizando-se pela dor na região do epicôndilo lateral, ou seja, a face lateral do cotovelo. “Ali se localizam seis tendões que exercem ações de supinação do antebraço e extensão do punho e dedos, entre outros movimentos”, explica.

A tendinite do tenista tem tratamento

A epicondilite lateral, a popular tendinite do tenista, tem tratamento. De acordo com o ortopedista da COT, muitas vezes a doença simplesmente desaparece naturalmente em alguns meses, em aproximadamente 70% a 80% dos casos, mas é importante tratar da lesão para diminuir a dor.

“O paciente deve evitar movimentos repetitivos e de sobrecarga. Receitamos aplicação de gelo no local, o uso de medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios e fisioterapia. Na COT utilizamos protocolos que incluem, por exemplo, acupuntura. Em casos mais graves, o médico poderá recomendar a aplicação de infiltrações para redução da dor. Também poderá ser oferecido o uso de órteses para punho e cotovelo, com o intuito de diminuir a dor”, relata.

A prevenção da tendinite do tenista

O Dr. Thomaz aproveita para dar algumas dicas de como prevenir a epicondilite lateral:

• Antes de iniciar alguma prática esportiva, se aqueça corretamente;

• Após esta prática, faça alongamentos;

• Ao digitar ou dirigir, procure manter uma postura correta, ereta;

• Apoie o antebraço na mesa de trabalho e use apoios para o teclado e o mouse;

• Evite movimentos repetitivos ou esforço em excesso dos membros superiores;

• Diga não ao sedentarismo.