NOTÍCIAS

Dores no pescoço? Você pode estar acometido por uma cervicalgia

Página Inicial > Notícias

Se você sente dor, rigidez, sensação de adormecimento e limitação de movimento do pescoço, é possível que você esteja acometido por uma cervicalgia, e precisa ir o quanto antes ao consultório de um ortopedista. Em geral consequência do enfraquecimento dos músculos ao longo do tempo devido a má postura ou mau uso, a cervicalgia é uma afecção caracterizada pela dor na região cervical da coluna, principalmente na área da nuca.

“Muitas vezes, a dor para espontaneamente, mas também é muito comum que se torne uma dor crônica, que pode durar até mais de três meses. A cervicalgia é bastante comum, principalmente por conta do estilo de vida que levamos atualmente, e é uma das principais causas de afastamento do trabalho no Brasil”, explica o Dr. Francisco Prado Eugênio dos Santos, ortopedista da COT – Clínica Ortopédica Tatuapé.

Segundo ele, ao menor sinal de dor na região, um especialista deve ser procurado. “Como levamos uma vida muito atribulada e corrida, é muito comum sentir dor no pescoço, seja após a volta do trabalho com o maior engarrafamento ou diante de um episódio de estresse no trabalho. Muita gente acha que trata-se de uma dor cotidiana, sem importância, e se automedica na farmácia da esquina. Este é um erro terrível, que pode trazer péssimas consequências. Se rapidamente tratada, a cervicalgia pode ser logo curada. Se não, pode se tornar crônica”, relata o médico da COT – Clínica Ortopédica Tatuapé.

As causas da cervicalgia

As estatísticas apontam que nada menos do que a metade de toda a população mundial sofre de cervicalgia. São diversas as causas da doença, segundo o Dr. Francisco: “Alguns fatores de risco contribuem, como o tabagismo, a obesidade, a idade e vícios de postura. Quase todo mundo sofre, ao menos uma vez, de cervicalgia. Seja pela má postura, pela posição inadequada para dormir, uso de colchão e travesseiros inadequados, por estresse, por depressão, bruxismo, doenças reumáticas, hérnia de disco, esforços repetitivos, fatores neurológicos, falta de ergonomia no trabalho ou traumas, são muitas as causas que favorecem o surgimento desta doença”, informa ele.

O tratamento da cervicalgia

O tratamento, explica o ortopedista da COT – Clínica Ortopédica Tatuapé, depende da gravidade da doença, da idade do paciente e se há fatores neurológicos ou lesões mais graves envolvidas. “Aqui na COT – Clínica Ortopédica Tatuapé, o tratamento é absolutamente individualizado, não segue fórmulas prontas. Mas ao paciente recomendamos repouso relativo, sem uso e esforço da musculatura afetada, prescrevemos medicações específicas para alívio da dor nos quadros agudos, fisioterapia e adotamos protocolos que incluem acupuntura, RPG, massagens e outros. O paciente também poderá utilizar colar cervical, se for esta a sua necessidade”, aponta o médico.

“É muito importante pontuar, e volto a este tema: jamais o paciente deve se automedicar. Às vezes a gente acha que a dor faz parte do cotidiano da gente, fruto de um mal jeito ou de uma noite mal dormida, mas a dor é um aviso de que algo no nosso corpo não está bem. Só um médico pode diagnosticar o que é e propor o melhor tratamento”, finaliza ele.