NOTÍCIAS

Frio provoca mais dores em indivíduos com artrose

Página Inicial > Notícias

O inverno e as baixas temperaturas resultam em um aumento das dores nas articulações em pessoas idosas. Nesta estação do ano, a queixa é comum nos consultórios de reumatologia e medicina física e reabilitação. "A osteoartrite é frequentemente encontrada em idosos. Com a queda da temperatura durante esses meses, os pacientes que sofrem dessa doença costumam experimentar mais dor. No inverno, as pessoas tendem a se encolher e os músculos ficam contraídos. Além disso, há uma redução do fluxo sanguíneo devido à constrição vascular, e o frio intensifica a sensibilidade. Como resultado, há um aumento das dores", explica um dos ortopedistas da COT - Clínica Ortopédica Tatuapé.

O médico da COT explica que a dor nas articulações ocorre devido à deterioração da cartilagem causada por um desequilíbrio entre a formação e a destruição de seus principais componentes, associado ao excesso de carga mecânica, alterações bioquímicas da cartilagem e da membrana sinovial, além de fatores genéticos. Anteriormente, a osteoartrite era considerada uma doença progressiva, com evolução lenta e poucas perspectivas de tratamento. Era encarada como algo natural no processo de envelhecimento. No entanto, hoje é possível mudar essa história. Os tratamentos modernos podem oferecer excelentes resultados e melhorias significativas na qualidade de vida do paciente.

A prática regular de exercícios físicos, mesmo durante o inverno, é fundamental. Segundo o ortopedista um dos ortopedista da COT, "uma boa atividade é realizar uma caminhada diária de 20 a 30 minutos, mesmo em dias frios. Uma dica importante é caminhar pela manhã para aproveitar os benefícios do sol". É essencial contar com a orientação médica, que poderá prescrever medicamentos, fisioterapia , além de uma alimentação equilibrada e regularidade na prática de atividade física.

COT - Clínica Ortopédica Tatuapé

Agende sua consulta: WhatsApp: (11) 3124-2044
Endereço: Rua Apucarana, 1619 - Tatuapé

Horário de atendimento

Segunda a Sexta das 7h às 21h
Sábado das 8h às 13h