NOTÍCIAS

Tendinite: COT utiliza o que há de mais moderno contra a dor

Página Inicial > Notícias

Ao final de um dia estressante, depois de uma jornada pesada de trabalho, é muito comum que a gente sinta algumas dores musculares. Atletas amadores, que se dedicam ao esporte apenas no final de semana, também são sérios candidatos a essas dores. O problema é sério: na maior parte das vezes, a pessoa acha que a dor é irrelevante, toma um analgésico comprado por telefone, e acha que a questão está resolvida. Não está!

Essa dor pode ser algo sério, se agravar, se tornar um quadro crônico e até se transformar em uma LER (Lesão de Esforço Repetitivo). É preciso procurar um especialista para se certificar se o problema não é uma tendinite, uma inflamação no tendão que pode provocar dor intensa, vermelhidão e edema. “Até mesmo a perda funcional parcial do tendão pode ocorrer em uma tendinite. Isso é muito comum, infelizmente. Ao menor sinal de dor, a pessoa precisa procurar um médico. Jamais deve se automedicar”, ensina o ortopedista Douglas Rocha Russo, do COT – Clínica Ortopédica Tatuapé.

Tendinite, inflamação no tendão

A tendinite é uma das maiores queixas dos pacientes que se dirigem a uma clínica ortopédica. “Nossos músculos têm a função de promover o movimento. Em suas extremidades, existe uma transição entre o tecido muscular e o tecido fibroso, que se adere à parte óssea. Esse tecido altamente resistente e fibroso chama-se tendão. Mexemos os nossos tendões o dia todo, seja caminhando ou praticando atividade física. Um movimento abrupto ou excessivo pode provocar uma inflamação, ou seja, uma tendinite. Às vezes, a dor inicial não é tão intensa e a pessoa resolve continuar sua caminhada. Mas um especialista sempre deve ser consultado”, explica o médico da COT.

Uma simples e cotidiana dor pode de um dia par ao outro e transformar em um problema mais complicado, até mesmo incapacitante. Cabe a um médico especialista avaliar o grau da lesão, diagnosticá-la e propor o melhor tratamento.

TOC e outros tratamentos modernos contra a tendinite

O COT utiliza dos mais modernos recursos para tratar da tendinite. O tratamento é humanizado e individualizado e envolve fisioterapia, eletroterapia, acupuntura e hidroterapia, entre outras técnicas. “Cada paciente tem o seu próprio tratamento, que depende de uma série de variáveis. Dispomos das mais modernas técnicas fisioterápicas, aparelhos modernos e de alta tecnologia e também receitamos remédios específicos para cada caso”, pontua o Dr. Douglas.

Ele destaca que o médico assistente poderá recomendar ao paciente a Terapia por Ondas de Choque (TOC), um tratamento moderno e de última geração que evita a cirurgia em 80% dos casos que a fisioterapia tradicional não apresentou resultados satisfatórios. “A TOC não aplica choques, mas sim ondas acústicas. Não é invasiva, geralmente é indolor, de fácil realização e aplicada em consultório. Geralmente, em torno de quatro sessões são suficientes para resolver o problema”, garante o ortopedista.

“O importante é que podemos reverter o quadro da tendinite, devolvendo ao paciente a qualidade de vida perdida e eliminando qualquer resquício da dor. Temos alta tecnologia, muita expertise em nossa clínica e um corpo clínico muito experiente. Ao menor sinal de dor, o paciente precisa procurar um especialista, não se automedicar e piorar ainda mais o problema”, finaliza o médico da COT.