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Joelhos Femininos: Cuidado e Prevenção para uma Jornada Sem Lesões!

Nossos joelhos são verdadeiros guerreiros, mas é importante reconhecer que, em muitas situações, os joelhos femininos podem ser mais vulneráveis a lesões. Como podemos cuidar dessas articulações incríveis e manter uma jornada ativa e saudável?

Adotar estratégias específicas de cuidado, incluindo o aquecimento adequado, uso de calçados adequados, moderação em atividades de impacto e a incorporação de exercícios de equilíbrio e fortalecimento ao treinamento regular.

A prevenção é a chave para manter joelhos saudáveis. Consultar um ortopedista para avaliação personalizada, aprender técnicas de movimento adequadas e adotar hábitos que fortaleçam e protejam suas articulações, são medidas proativas que podem ser tomadas para garantir uma jornada ativa, forte e livre de lesões. 

Priorize a saúde dos seus joelhos e celebre a força do seu movimento!

COT - Clínica Ortopédica Tatuapé
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Vamos cuidar da saúde dos seus joelhos?

Uma das articulações mais importantes do corpo para a mobilidade e estabilidade, nossos joelhos possuem um grande impacto em nossa vida diária, mas muitas vezes só percebemos sua importância quando começam a doer, não é mesmo?

Por isso, separamos 3 dicas para manter seus joelhos saudáveis:

1. Mantenha um peso saudável

O excesso de peso é um dos grandes responsáveis por sobrecarregar suas articulações, incluindo os joelhos. Ou seja, manter um peso saudável, através da combinação de uma dieta equilibrada e da prática regular de esportes, é essencial para reduzir o risco de problemas articulares.

2. Tenha cuidado com impactos excessivos

Atividades de alto impacto que sobrecarregam os joelhos, como correr em superfícies duras ou pular de alturas elevadas, podem sobrecarregar as articulações. Opte por atividades de baixo impacto, como natação ou ciclismo, para começar a se exercitar.

3. Alongue-se regularmente

Alongamentos e exercícios de fortalecimento são fundamentais para manter os músculos e ligamentos ao redor dos joelhos flexíveis e prevenir lesões. Uma boa dica é, logo pela manhã, começar o dia com alongamentos suaves e controlados, com duração de 15-30 segundos.

Cuide bem de suas articulações para desfrutar de uma vida longa e saudável. E lembre-se, a ajuda de um profissional é fundamental para identificar e tratar quaisquer problemas antes que eles se agravem.

Temos um time de especialistas prontos para cuidar de você. Agende agora sua consulta, acesse: https://cot.com.br/agendamento/


Fisioterapia melhora a dor no nervo ciático

A dor no nervo ciático em geral é intensa e pode irradiar para os membros inferiores. Resultante da compressão do nervo ciático, essa dor pode ser consequência de uma série de problemas, e apenas um especialista poderá fazer o diagnóstico correto e propor o melhor tratamento.

A fisioterapia é uma excelente alternativa para combatê-la. E é utilizada para preveni-la:

Maior parte das vezes, diante de um quadro de dor no nervo ciático o fisioterapeuta irá propor exercícios específicos, controlados e progressivos. O objetivo será reduzir a dor do paciente em um curto prazo, bem como fornecer condicionamento para ajudar a prevenir futuras recorrências da dor.

Segundo ele, o exercício é mais indicado para aliviar a dor no nervo ciático do que o repouso na cama. Isso porque a inatividade pode agravar o quadro de dor, porém cada caso deve ser avaliado individualmente e a prescrição de atividade física deve ser indicada pelo médico e fisioterapeuta.

Sem o exercício específico, os músculos das costas e as estruturas da coluna perdem mobilidade e a musculatura fica enfraquecida, o que pode levar a outras lesões e consequentemente mais dor. O exercício de fortalecimento e alongamento é essencial para a saúde dos discos espinhais. Ajuda a trocar nutrientes e fluidos dentro dos discos para mantê-los saudáveis e, assim, prevenir a pressão no nervo ciático, que é o que causa a dor.

A clínica utiliza protocolos que incluem exercícios fisioterápicos com protocolos específicos para coluna vertebral. Ao menor sinal de dor, um médico especialista deve ser consultado.

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